Gundam no Brasil

  Bom antes de mais nada não irei explicar o que é Gundam, se você está aqui presumo que já tenha visto ao menos uma série.


  Pronto dito isso não é novidade para ninguém que Gundam  não é lá um dos animes mais populares do Brasil, apenas Gundam Wing teve a oportunidade de estrear por aqui e que se não fosse por ele essa minha paixão jamais iria existir. Agora você deve estar se perguntando Gundam Wing foi um sucesso no Brasil? Sim foi enorme sucesso não só aqui como no mundo todo, até então o outro grande anime de Mechas fazer tanto sucesso no mundo foi Robotech que na minha opinião acho horrível, odeio ver algum vídeo de Macross e vem alguém e comenta " isso não é robotech?", mas eu não posso culpa-las já que eles não conhecem a série original. Voltando ao assunto, o unico lugar que eu saiba que Gundam Wing não alcançou um publico grande foi Japão e eu definitivamente não sei por que, deve ter algum motivo mas nunca pesquisei para saber. Todavia se Gundam Wing fez esse sucesso porque após ele não tivemos mais nenhum?  Essa é fácil. Falta de investimento, como você quer que um publico cresça sem se você não investe para ele. Em 1994 a Sunrise foi comprada pela Bandai e no ano seguinte ela começou seus testes com Gundam. Neles Bandai iria ver que tipo de Gundam o publico quer, e com esses testes três series foram feitas: G Gundam, Gundam Wing e Gundam X nas respectivas ordens e das três só Wing alcançou um publico bom.
  Por alguma razão Bandai não consegue ver o publico ao redor do mundo como rentável a não ser o próprio Japão por isso ela não investe em outros países, o único que ela ao menos dava um pequeno suporte era Estados Unidos dublando alguns animes, porém desde 2010( não tenho certeza ) ela parou de mandar seus animes para o exterior e empresas especializadas terão que traze-los assim como está acontecendo com Unicorn nos EUA.
  Aqui no Brasil é difícil que isso acontece pois animes como Dragon Ball e Naruto, entre outros, vem tomando muito espaço. Por isso muitas empresas não trazem animes como Gundam para aqui por terem medo que o gênero Mecha não vá render muito. E não é só por isso, você não pode simplesmente trazer Gundam Unicorn para o Brasil de uma hora para outra, ninguém ia tender nada! Para trazer uma série nova é precisa trazer do inicio, Gundam The Origin é uma oportunidade imensa, já que ela é a primeira animação Gundam, em termos cronológicos.
   Não podemos falar de Gundam sem os Gunplas! Outra coisa que não se deve fazer é produzir alguma propagando em cima dos Gunplas por aqui ao invés do anime em si. Como por exemplo Gundam Build Fighters. GBF nada mais é do que uma mera propaganda para vender mais e mais kits de Gunpla. Não me entenda errado estou adorando o anime, é muito bom e divertido, mas a verdade é que ele serve para vender kits, afinal Gundam só sobrevive hoje em dia por causa dos Gunplas.
  Se uma série com GBF viesse para o Brasil seria já um começo errado, você não poder fazer a propaganda de um produto para um publico novo que nem sabe se vão gostar dele. Você precisa introduzir um anime, The Origin como tinha dito, e esperar o sucesso. Ele veio? Não então tenta de novo outra vez e se não der realmente Brasil não gosta de Gundam. Se sim ótimo! Agora sim pode-se vender Gunplas. Outros cuidados, se The Origin em um futuro maravilho é dublado e faz sucesso a Bandai jamais iria poder vir com Gunplas de Gundam SEED. Mesmo que sejam legais os adoradores daquele anime querem os Gunplas daquele anime!
  Preço, qualquer um sabe que os preços para qualquer coisa nesse pais é absurdo maravilhoso, isso para eu não falar muito mal. Sem forem trazer algo como Gunplas fabriquem aqui! Façam algo para diminuírem os impostos se não ninguém irá comprar, claro que isso não é algo só da Bandai seria também algo do governo.

Gundam ainda tem jeito no Brasil? Ninguém sabe! Enquanto a Bandai ficar com essa política de que Gundam deve só ficar restrito ao Japão nós não temos muita opção mas se ela decidisse voltar a comercializar a franquia com o mundo talvez Gundam virasse o novo Dragon Ball no Brasil, é uma questão de tempo até a Bandai abrir seus olhos e ver que ela poderia estar ganhando muito mais dinheiro.

Share on Google Plus

About Francisco

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Hoje em dia é difícil trazer qualquer coisa pro brasil. Quase não tem mais animes na TV. Uma alternativa é o Crunchyroll, mas dificilmente alguém vai querer pagar pra assistir anime, esse publico está muito acostumado a baixar pirata.

    ResponderExcluir